Como Escolher um Domínio

Como Escolher um Domínio

Como sabemos, o passo inicial para começar um site na internet, é escolher seu domínio. O domínio será a porta de entrada por onde os visitantes do mundo inteiro poderão acessar seu conteúdo e compartilha-lo.

Selecionei as dúvidas mais comuns sobre domínios:

Ouvi dizer que domínios com Whois protegido prejudicam o posicionamento nas buscas, é verdade?

R: É mentira, se utilizar de domínios com Whois protegido não afeta seu pocisionamento. Grandes sites e pequenos sites ficam bem posicionados utilizam Whois protegido.

É bom utilizar subdomínios no blogspot ou wordpress?

R: Não é recomendado, para os buscadores, sites que ficam hospedados nesses serviços perdem um pouco da relevância, pois seu dono não teve a vontade de registrar um domínio que atualmente custa menos de R$30. Se você quer montar um negócio e crescer na internet, tente passar mais credibilidade comprando um domínio, se possível evitando esses serviços, pois sua estrutura não pode ser tão customizada para o SEO.

Usar subdomínios com a keyword é uma boa estratégia, exemplo: tvlcd.site.com.br?

R: Não, antigamente grandes sites se valiam dessa técnica e conseguiam bons posicionamentos. Atualmente os buscadores, tratam esses subdomínios como sites começando do zero. Se você quer focar a keyword em questão recomendo, comprar o domínio relativo a keyword ou suuas derivações, como tvlcd.com.br, televisaolcd.com.br, tvhd.com.br, ou montar um diretório ou arquivo, como site.com.br/tvlcd/, site.com.br/tvlcd.html.

Domínios com o gTLDs (generic Top Level Domains) .info e .biz são prejudiciais?

R: Para uma estratégia online eles são prejudiciais. Atualmente por eles serem muito baratos, são alvos de hackers e spammers para efetuarem phishing, spam, disseminação de víírus e black hat. Com isso, os buscadores tem um pé atrás com esses gTLDs em especial. Outro ponto, grande parte dos usuários estão acostumados com .com.br, .com, .net e até o .org. Você pode perder visitantes e suas conversões. Se você já tem um site antigo, com bastante relevância, conteúdo único, muitos links agregados ao site e usa algum desses dois, não se preocupe, os buscadores saberão que seu site é não é prejudicial.

Posso usar hífen no meu domínio, exemplo: celular-desbloqueado.com.br?

R: Poder usar você pode, mas os buscadores vêem com bem menos relevância do que se fosse celulardesbloqueado.com.br. Do ponto de vista do usuário, imagine se seu visitante vai lembrar que tem que digitar o hífen na barra de navegação. Então tente evita-lo, cadastre o domínio com a derivação da keyword que você está querendo registrar.

Qual o melhor, .com, .com.br ou .net?

R: Depende, do ponto de vista de SEO estes três são iguais, se você está fazendo gerando bastante conteúdo, recebendo links de qualidade. Minha opinião, .com e .net se você quer conseguir visitas internacionais, .com.br se você quer focar no público brasileiro. Agora, se os três estiverem disponíveis para sua keyword, registra os três e faça com que os dois domínios façam um redirecionamento 301 para o domínio principal. Isto é muito bom para não perder visitas e conversões. Imagine se o usuário digita por engano outro TLD e cai num site concorrente ou em um site vazio, você acaba de perder um comprador, visitante, etc.

Vinicius Viana

Sobre o Autor

Analista Front-end / Web Analytics na Wunderman. Já atuei no desenvolvimento de vários sites e e-commerces, atuando sempre na área de marketing digital (SEO, Web Analytics e Links Patrocinados). Certificado em Google Analytics - GAIQ

Deixe um Comentário