Estrutura de TV Indoor

TV Indoor

Uma estrutura de TV Indoor envolve vários cenários, e pensei um plano de estruturação de TV Indoor enquanto estava fazendo meu trajeto para o serviço e me deparei comm várias TV’s no meu trajeto, como no ônibus, no metrô e no elevador. Já aviso que essa estrutura foi somente idealizada, talvez na prática ela não seja a ideal e contenha alguns gargalos ou cenários não pensados, visto que nunca implementei na prática essa estrutura. Mas sinta-se a vontade e comentar, o que você melhoraria nessa estrutura ou qual cenário está faltando nela.

Hardware: Usaria Raspbery Pi, por ser barato, parrudo para o serviço, além de ser do tamanho ideal. Além de utilizar como sistema operacional Linux, o que facilitaria o trabalho e programaria o sistema utilizando Python, o que seria ideal para o serviço. Pode se utilizar outras linguagens, como Java ou C, mas utilizo Python no dia-a-dia, então seria mais pela praticidade. Utilização de um módulo wi-fi para habilitar a conexão wifi no Raspberry Pi.

Agora demonstro o cenário de estrutura para TV Indoor (TV no Ônibus, Elevador, Metrô e Totens):

Eu faria um cronjob (tarefa agendada) em um horário específico aonde eu teria certeza que o ônibus ficasse na garagem (geralmente na madrugada, 01 às 04 da manhã), para se conectar no wi-fi da garagem e acessasse um FTP ou via HTTP, a seguinte url:

Buscaria a url pela data (sitearquivos.com/01-01-2011/?id=id_do_dispositivo), se ela retornasse status 200 (OK), baixaria o arquivo (sitearquivos.com/01-01-2011/hash.txt), com a hash em MD5 ou SHA1 das notícias do dia, para uma futura verificação se o arquivo de notícias veio corrompido e finalmente baixaria o arquivo com as notícias do dia em algum formato específico. Caso a url de data me retornasse um status 404 (inexistente), eu manteria a base de últimas notícias baixadas, como as do dia anterior, já que o importante é continuar informando os usuários, mesmo com notícias consideradas antigas.

A utilização do parâmetro “id” na requisição da url seria para podermos identificar se todos os dispositivos listados, estão conectando corretamente e nos horários estabelecidos, além de eventuais problemas de conexão. Usando o log do servidor ou serviços de webanalytics de servidor como o Awstats e Webalizer isso é muito fácil de se checar.

Outro caso seria se utilizar de conexão móvel 3G, para puxar as notícias em “tempo-real”, mas visto que a conexão no Brasil não é das melhores, poderia ser um gargalo extremamente grande em cenários de baixa conectividade (elevador, metrô e ônibus).

Lembrando que a estrutura seria semelhante no mesmo de caso de uma TV corporativa.

Vinicius Viana

Sobre o Autor

Analista Front-end / Web Analytics na Wunderman. Já atuei no desenvolvimento de vários sites e e-commerces, atuando sempre na área de marketing digital (SEO, Web Analytics e Links Patrocinados). Certificado em Google Analytics - GAIQ

1 Comentário

  • Bom dia Vinicius,
    Estou procurando una solução de Tv Indoor.
    Quero que o conteúdo fique armazenado em um servidor e cada raspberry reproduzisse o stream do servidor, ficando simcronizado nesse casso.
    Você tem alguma solução pra mim.
    Deixo meus contatos. 85 85048591 ou poptelecom@hotmail.com
    Abs,
    Att. Paulo Roberto

Deixe um Comentário