Minhas Impressões do Google Developer Day 2011

Minhas Impressões do Google Developer Day 2011

Participei do Google Developer Day 2011, minha última participação no evento foi em 2008. Posso dizer que de lá pra cá, minha bagagem tecnológica mudou consideravelmente, amadurecer pelo menos te torna mais inteligente. Vamos parar de conversa mole e falar o que achei das palestras em que participei.

Keynote:

Durante o keynote Fábio Coelho (atual presidente da Google Brasil e ex-presidente do portal iG), discursou um pouco sobre os planos do Google. Já James Whittaker, trouxe um pouco mais de graça na sua apresentação, ele mostrou o quanto o mercado mobile está aquecido, agradeceu os desenvolvedores pela sua enorme contribuição e chamou a atenção deles para a Chrome Store (loja de aplicativos para o Google Chrome), que já conta com uma gama de aplicativos brasileiros.

Pode-se dizer que ponto forte do keynote, foi a apresentação de um vídeo da Era do Gelo em 3D pelo youtube, claro que não tem nenhum mistério em gerar um vídeo compatível com aqueles óculos transicionais. Caso queira ver:

Google App Engine Overview & Update:

A apresentação sobre o Google App Engine foi apresentada pelo Wesley Chun, um grande nome da comunidade Python. Ele mostrou todas as funcionalidades do App Engine, linguagens suportadas (Java, Python, GO). Ainda não achei os slides da apresentação, em breve posto aqui.

Finding Your Place in the World: Google Places API

A apresentação mostrou as inúmeras possibilidades da utilização da Google Places API, foi apresentada pelo Andrés Ferraté, para desenvolvedores e profissionais de marketing foi excelente, pois deu para se tirar vários insights de aplicações e funcionalidades em sites que fazem uso de informações geográficas.

How To Build Kick Ass Games in the Cloud

A apresentação demonstrou uma tecnologia PlayN que está sendo mantida pelo Google para o desenvolvimento de jogos. Chris Schalk que foi o palestrante foi muito bem na apresentação, arrancando gargalhadas da platéia. Confira a apresentação:

Building Integrated Applications on Google’s Cloud Technologies

Chris Schalk nessa apresentação, demonstrou as vantagens e facilidades de ter aplicativos hospedados com a tecnologia de Cloud da Google. O ponto forte, foram as demonstrações de uso e aplicativos que podem se aproveitar de tecnologias como Google Storage, Prediction API (uma das que mais gostei), BigQuery (análise de volumes de dados enormes) e App Engine.

These Aren’t the Sites You’re Looking For: Modern HTML5 Web Apps

Pete LePage apresentou diversas soluções que podem se aproveitar das melhorias do HTML5. Uma delas foi a funcionalidade File API, com suporte a Drag-and-drop de diretórios e arquivos, upload de múltiplos arquivos e diretórios e muito mais.

VC Panel: Entrepreneurship, Incubation and Venture Capital

Essa apresentação foi mais um bate-papo sobre dicas na criação de uma start-up, Bootstrapping como conseguir um investimento, sendo intermediado pelo Simon Olson. Participaram Julio Vasconcellos (co-fundador e CEO do Peixe Urbano), Michael Nicklas (Diretor de Desenvolvimento de Portfolio da Ideiasnet e anteriormente um dos principais Angel Investors do Brasil), Edson Rigonatti (co-fundador e sócio da AstellaInvest), Luciano Fialho (sócio do Lima Netto, Campos, Fialho, Canabrava Advogados). Não houve slides, mas gostaria de deixar esse slide da Samba Tech:

Vinicius Viana

Sobre o Autor

Analista Front-end / Web Analytics na Wunderman. Já atuei no desenvolvimento de vários sites e e-commerces, atuando sempre na área de marketing digital (SEO, Web Analytics e Links Patrocinados). Certificado em Google Analytics - GAIQ

Deixe um Comentário